O clareamento dental é um tratamento estético dos mais conhecidos. Seu objetivo é a melhora estética dos dentes, deixando-os mais claros.
Existem diferentes métodos de clareamento dental. O processo pode ser feito de diferentes maneiras: em casa, com moldes de silicone que se ajustam ao formato dos dentes e levam o gel clareadoras partes mais profundas da estrutura dental ou no consultório, com aplicações de gel com concentrações mais fortes, diretamente nos dentes.
A diferença entre o clareamento dental caseiro e profissional é que o gel clareador utilizado nos tratamentos em casa é mais fraco, exatamente para evitar possíveis queimaduras nas mucosas e complicações para o paciente.
O clareamento feito em consultórios também costuma incluir o uso de fontes de luz de led, o que ajuda a acelerar o processo.
Ambos os métodos de clareamento dental são eficazes, mas a escolha do melhor método varia para cada paciente. O que se recomenda hoje, para um melhor resultado, é que o paciente use uma combinação dos dois métodos. O clareamento caseiro é melhor do que o de consultório pois apesar do produto utilizado ser mais fraco, seu uso contínuo por mais tempo é menos agressivo e faz com que os dentes permaneçam mais claros por mais tempo.