Odontologia Digital, o que é?

A Odontologia Digital é um conjunto de soluções que veio para facilitar a vida de dentistas, pacientes e outros profissionais da área, com as ferramentas virtuais e a impressão 3D, tornando a experiência do paciente no consultório mais agradável, permitindo obter maior previsibilidade e exatidão nos resultados dos tratamentos, melhorando a saúde oral do paciente.

Estamos na era digital, e nada mais natural do que nos aproveitarmos disso para simplificar nossa rotina de trabalho e alcançar melhores resultados. A Odontologia Digital é uma tendência que chegou para ficar. Hoje as soluções mais modernas já podem ser utilizadas no tratamento odontológico dos pacientes – como em um planejamento odontológico digital (DSD), uso de alinhadores invisíveis (Invisalign) e diagnóstico de problemas gengivais.

Os sistemas digitais também eliminam algumas etapas convencionais do tratamento, como a eliminação do desconforto dos pacientes com moldagens convencionais, obtenção de imagens diagnósticas mais rápidas, com mais precisão e a diminuição das visitas ao consultório durante o tratamento.

É preciso ter em mente que trabalhar com Odontologia Digital é atuar em dois mundos distintos: o mundo real e o virtual. Os pacientes do mundo real, precisam ser “digitalizados” para que o tratamento tenha início. O primeiro passo do processoé a captura e digitalização das informações, utilizando-se câmeras de foto e vídeo, escâneres intra-orais 3D e tomografias computadorizadas. Esses dados são transportados para dentro dos softwares interdisciplinares, como uma moldagem virtual do paciente.

Após a captura das informações, é necessário se planejar e desenhar os objetivos do tratamento: seja uma prótese ou um tratamento ortodôntico com alinhadores.

A partir do momento que temos todos os elementos projetados pelo software, é preciso retornar ao mundo físico e transformar o projeto digital em um produto real, o que pode ser feito através de fresagem, onde um bloco de porcelana ou resina é desgastado até chegar a forma planejada ou se usa uma impressora 3D para se imprimir a forma da prótese que se quer. Também, a partir desse modelos virtuais, se confeccionam os alinhadores invisíveis.

Veja abaixo alguns dos tratamentos do Nucleo Oral Care que se beneficiam dessa tecnologia: