Exodontia dos 3º molares

Os terceiros molares conhecidos como “dentes siso”, normalmente erupcionam entre os 16 e 25 anos de idade. Um terceiro molar erupcionado parcialmente pode provocar gengivites (inflamação da gengiva), abscessos, irritação local, dor, edema e até mesmo o aparecimento da cárie dental, já que a higienização se torna difícil na região. Quando o terceiro molar fica totalmente incluso (dentro do osso), pode produzir reabsorção do dente vizinho, transtornos dolorosos e até degenerações (lesões císticas).

A extração do siso está indicada quando ele está mal posicionado, não há espaço suficiente na arcada, nos quadros de dor ou quando a erupção não se completa. Para que a cirurgia tenha um pós-operatório tranquilo, existem medicamentos que são prescritos antes e após a cirurgia juntamente com cuidados recomendados pelo dentista.

Nem todos os dentes sisos devem ser extraídos. São poucas as situações clínicas em que eles são úteis dentro da boca. Eles não participam da mastigação, são de difícil acesso para escovação e muitas vezes aparecem em boca em posição errada, podendo prejudicar o dente vizinho (segundo molar) ou dar origem a problemas mais sérios. É por isso que são constantemente indicados para exodontia. O momento da retirada deve ser avaliado pelo dentista em cada caso. Há estudos que indicam a idade ideal entre os 16 e os 18 anos, porque há somente 2/3 da raiz formada e a densidade óssea é menor, fazendo com que a cirurgia de remoção seja mais fácil. Após esse período, a extração pode ser mais complicada.