Facetas em Porcelana

Facetas de porcelana são peças finas de porcelana que modificam a aparência dos dentes, com dureza e elasticidade comparável ao esmalte do dente natural. Normalmente, as facetas são realizadas nos dentes anteriores para modificar a forma, tamanho e cor dos dentes.

Para tal confecção, os dentes são desgastados na face frontal e moldados para que um modelo seja enviado ao protético. Ele então confecciona uma espécie de “capa” sobre a estrutura desgastada. Após confeccionadas em laboratório, as facetas são posicionadas na estrutura dental, cimentadas e ajustadas para dar aos dentes uma nova forma e contorno.

As facetas de porcelana são um meio mais rápido para conseguir o sorriso desejado. O tratamento é indicado para pessoas com dentes manchados, lascados ou com espaços entre eles (diastemas).

Lentes de contato é o nome usado para denominar estas facetas de cerâmicas ultrafinas. Elas possuem, em média, de 0,3 a 0,5 milímetros e isto faz com que possamos executá-las com o mínimo ou quase nenhum desgaste dental, conservando o máximo a estrutura dental. Os laminados, após cimentados no dente tornam-se estruturas bem resistentes, mesmo sendo extremamente finos.

Tanto as facetas como as lentes podem ser utilizadas como maneira de dar um novo formato aos dentes e sorriso. A técnica também pode reparar defeitos de coloração e casos de correção de posição de um grupo de dentes. Alguns exemplos são as de curvas de sorriso invertida, corredor bucal amplo, diastemas e dentes curtos.

A indicação para o uso das lentes deve ser feita após um exame clínico adequado por um profissional. Se o paciente apresentar alguma doença bucal, não deve colocar os laminados. Alguns casos em que as lentes e facetas não são indicadas são: grande perda de estrutura dental; fraturas ou trincas; cáries; manchas acentuadas; bruxismo não tratado e dentes com canal tratado.