Implantes ósseo Integrados

Na perda de um único dente ou vários ou até todos os dentes de uma arcada, as técnicas e materiais mais modernos podem ser empregados para restabelecer o sorriso de forma natural. Esse procedimento consiste na colocação de componentes parecidos a parafusos, feitos de titânio, no tecido ósseo do paciente. Essas peças resistentes desempenharão o papel da raiz dos dentes. Após o período da osseointegração (formação de osso ao redor dos implantes) esses componentes serão base para a peça mais adequada às necessidades da pessoa.

É bom lembrar que o titânio utilizado é um material seguro e bioinerte, ou seja, é biocompatível e não causa nenhum desconforto ou reação indesejada ao paciente. 

Os implantes dentários são indicados para pacientes que, por diversos motivos, perderam um ou vários dentes, seja por extração ou mesmo perda por trauma ou doença periodontal. Em casos de perda de todos os dentes da boca – os implantes também são realizados para instalação de próteses mais firmes, dando mais segurança e conforto ao paciente.

Os implantes não estão ligados apenas à estética. Extrair um dente e deixar um espaço vazio prejudica a saúde bucal, trazendo problemas para o paciente e prejudica, inclusive, os outros dentes saudáveis. Entre algumas das consequências sofridas em situações assim, estão o desajuste da mordida, o que pode acarretar em problemas na mandíbula e articulações; doenças digestivas, já que os alimentos não são mastigados como deveriam e o fator estético já que todos nós devemos sorrir sem sentir vergonha.

Ao contrário do que muita gente pensa, a realização de implantes dentários não é um procedimento complexo, tampouco dolorido. O tratamento com implantes é composto de duas etapas: a cirúrgica e a protética. Na primeira, acontece a fixação dos pinos de titânio no tecido ósseo. Na segunda, que é feita após a cicatrização e regeneração desse tecido ósseo, é colocada a prótese definitiva, que substitui o dente natural.  

A instalação dos implantes dentários é feita em ambiente asséptico, previamente preparado para eliminar as bactérias e evitar infecções pós cirúrgicas. A técnica utilizada é minimamente invasiva, o que fornece um pós-operatório com menos inchaço e dor. Todos implantes utilizados são de alta tecnologia e testados cientificamente o que garante uma taxa de sucesso de 97% dos casos.

O pós-cirúrgico de uma cirurgia de implante dentário não é tão dolorosa, mas, ainda assim, como toda cirurgia (grande ou pequena), é bom ter alguns cuidados para garantir que a cicatrização seja a mais tranquila possível.

Sempre é bom lembrar que os riscos são muito pequenos em implantes dentários e que os pacientes costumam não ter problemas após o procedimento.

Alguns dentistas receitam antibióticos, que devem começar a ser tomados alguns dias ou horas antes da instalação do implante. Isso, embora não seja uma regra, é uma prática muito comum, utilizada, por exemplo, em extrações de sisos.

Citamos algumas das vantagens que fazem do tratamento de implantes e protético serem tão importantes: melhoram a oclusão, ajudam a melhorar a autoestima, ajudam a evitar doenças digestivas, previnem a perda óssea, melhoram a qualidade de vida, não são procedimentos dolorosos e melhoram o estilo de vida.